Resenha: Diário de Uma Escrava



*contém conteúdo extremamente violento e crimes sexuais, não recomendado para pessoas sensíveis.*

No Brasil, todo ano, 250 mil pessoas somem sem deixar vestígios. Desse total, 90 mil são menores de idade dos quais um terço são meninas destinadas a fins sexuais. Muitas escapam ou são encontradas contanto histórias terríveis; outras nunca mais são vistas com vida. 



deixando bem claro que esse foi um dos livros que eu mais me senti incomodada lendo, na verdade, foi o pior livro que eu já li. sua leitura é fluida, chocante e eu com certeza não leria ele de novo.

Laura é uma garota de quinze anos e uma adolescente normal. ela tem uma boa relação com seus pais e amigos, se considera uma menina meio má, porque já fez coisas como fumar maconha e ir para festas com seus amigos - e deixando bem claro que o fato de ela fumar um baseado não faz dela uma vagabunda ou viciada - no entanto, é nítido que ela quer perder a virgindade com alguém especial, o que faz dela uma das vítimas de um criminoso cruel.
O livro começa com Laura dentro de seu cativeiro, uma espécie de porão na casa de Estevão - cara, como eu odeio o Estevão, durante o livro pensei em mil formas de matá-lo, porque esse livro faz isso com as pessoas, desperta o ódio mais genuíno em você - ele estupra ela todos os dias, a deixa sem nenhum tipo de dignidade. o "quarto" tem uma cama suja, dura. o chão é de barro e o cômodo não tem banheiro e nenhuma pia, ela faz suas necessidades em um balde e toma banho uma vez na semana, quando Estevão, apelidado por ela de Ogro, leva ela para garagem e dá banho nela com um tipo de mangueira que a machuca. No cubículo, Laura pensa em fugir, pensa em seus pais e em Mauro, seu namorado. Para passar o tempo ela lê um livro que já leu várias vezes e esculpe em uma parede de barro. Ela resiste em todos os estupros e Ogro sempre a espanca e a maltrata.
Laura já está no cativeiro a três anos e Ogro faz questão de fazer abuso psicológico com ela, falando que sua família não se lembraria mais dela e que a garota não fazia mais parte de nada. Ela, presa a anos, sem ver a luz do sol e não ter nenhum tipo de contato social, acaba acreditando nessa mentira e, ao longo do livro, é nítida a sua desistência de tentar fugir.
Ao decorrer do livro, eu fico esbabacada com a negligência e a facilidade de estevão se safar da polícia. Primeiro que ele é um homem tido como recluso, porém tem uma esposa que não desconfia de nada do que o marido faz. Depois, o modo que ele captura as crianças e o perfil delas é assustador. Ele faz tudo a luz do dia, com as desculpas mais previsíveis possíveis, como por exemplo o dia que ele finge ter perdido algo no chão e chama uma criança para ajudá-lo.

SPOILER:

Laura consegue fugir de Estevão. Eles se mudam do cativeiro inicial dela e a garota, com muita sutileza, consegue conquistar a confiança de Ogro, sendo agora a dona do lar que ele construiu longe dos crimes que cometeu. Todavia, ela ainda teme esperanças de fugir e consegue porém é nesse momento que vem o plot twist: ela pede carona e é abusada novamente pelo caminhoneiro, ele a deixa em uma festa e joga dinheiro para ela - ela já começa a se decepcionar com o mundo exterior - assim que Laura acha um telefone público, liga para os pais e eles, acreditando ser um trote, pois acreditam que sua filha está morta a muitos anos, tratam a menina ao telefone como lixo e desligam. Ela, chorando e desapontada, avista Mauro, seu antigo namorado, com uma moça e uma criança da idade aproximada de 6 anos, nessa mesma festa. Isso foi a facada final nas esperanças de Laura, pois um dos motivos para ela continuar resistindo era o amor por Mauro e a certeza de que ele ainda a amava. Desse modo, a garota pega uma carona de volta para seu cativeiro, rezando para que seu sequestrador não tenha chegado e dado por sua falta.
Ela se torna cúmplice de Ogro em seus crimes, participando ativamente dos sequestros, tudo em troca de coisas normais, como liberdade, comidas gostosas e uma cama para dormir. O livro não acaba de uma maneira feliz ou aliviadora, apenas mantém a linha macabra do começo.

Ao decorrer do livro, algumas de suas vítimas escapam e isso dá um ar de esperança no livro, pois faz com que nós achemos que Ogro será pego em breve, porém, a única coisa que não temos que ter nesse livro é esperança, pois ela já morreu no início do livro.

PS: a Dark Side sempre com uma arte incrível, julgando pela capa, nem parece que se trata de um livro tão macabro e incômodo.
PS: a história de Laura, personagem fictícia, foi baseada em relatos reais, todos encontrados nas notas finais do livro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha de Minha Sombria Vanessa, Kate Elizabeth Russell.