Resenha: Diário de Uma Escrava
*contém conteúdo extremamente violento e crimes sexuais, não recomendado para pessoas sensíveis.*
No Brasil, todo ano, 250 mil pessoas somem sem deixar vestígios. Desse total, 90 mil são menores de idade dos quais um terço são meninas destinadas a fins sexuais. Muitas escapam ou são encontradas contanto histórias terríveis; outras nunca mais são vistas com vida.
deixando bem claro que esse foi um dos livros que eu mais me senti incomodada lendo, na verdade, foi o pior livro que eu já li. sua leitura é fluida, chocante e eu com certeza não leria ele de novo.
Laura é uma garota de quinze anos e uma adolescente normal. ela tem uma boa relação com seus pais e amigos, se considera uma menina meio má, porque já fez coisas como fumar maconha e ir para festas com seus amigos - e deixando bem claro que o fato de ela fumar um baseado não faz dela uma vagabunda ou viciada - no entanto, é nítido que ela quer perder a virgindade com alguém especial, o que faz dela uma das vítimas de um criminoso cruel.
O livro começa com Laura dentro de seu cativeiro, uma espécie de porão na casa de Estevão - cara, como eu odeio o Estevão, durante o livro pensei em mil formas de matá-lo, porque esse livro faz isso com as pessoas, desperta o ódio mais genuíno em você - ele estupra ela todos os dias, a deixa sem nenhum tipo de dignidade. o "quarto" tem uma cama suja, dura. o chão é de barro e o cômodo não tem banheiro e nenhuma pia, ela faz suas necessidades em um balde e toma banho uma vez na semana, quando Estevão, apelidado por ela de Ogro, leva ela para garagem e dá banho nela com um tipo de mangueira que a machuca. No cubículo, Laura pensa em fugir, pensa em seus pais e em Mauro, seu namorado. Para passar o tempo ela lê um livro que já leu várias vezes e esculpe em uma parede de barro. Ela resiste em todos os estupros e Ogro sempre a espanca e a maltrata.
Laura já está no cativeiro a três anos e Ogro faz questão de fazer abuso psicológico com ela, falando que sua família não se lembraria mais dela e que a garota não fazia mais parte de nada. Ela, presa a anos, sem ver a luz do sol e não ter nenhum tipo de contato social, acaba acreditando nessa mentira e, ao longo do livro, é nítida a sua desistência de tentar fugir.
Ao decorrer do livro, eu fico esbabacada com a negligência e a facilidade de estevão se safar da polícia. Primeiro que ele é um homem tido como recluso, porém tem uma esposa que não desconfia de nada do que o marido faz. Depois, o modo que ele captura as crianças e o perfil delas é assustador. Ele faz tudo a luz do dia, com as desculpas mais previsíveis possíveis, como por exemplo o dia que ele finge ter perdido algo no chão e chama uma criança para ajudá-lo.
SPOILER:
Laura consegue fugir de Estevão. Eles se mudam do cativeiro inicial dela e a garota, com muita sutileza, consegue conquistar a confiança de Ogro, sendo agora a dona do lar que ele construiu longe dos crimes que cometeu. Todavia, ela ainda teme esperanças de fugir e consegue porém é nesse momento que vem o plot twist: ela pede carona e é abusada novamente pelo caminhoneiro, ele a deixa em uma festa e joga dinheiro para ela - ela já começa a se decepcionar com o mundo exterior - assim que Laura acha um telefone público, liga para os pais e eles, acreditando ser um trote, pois acreditam que sua filha está morta a muitos anos, tratam a menina ao telefone como lixo e desligam. Ela, chorando e desapontada, avista Mauro, seu antigo namorado, com uma moça e uma criança da idade aproximada de 6 anos, nessa mesma festa. Isso foi a facada final nas esperanças de Laura, pois um dos motivos para ela continuar resistindo era o amor por Mauro e a certeza de que ele ainda a amava. Desse modo, a garota pega uma carona de volta para seu cativeiro, rezando para que seu sequestrador não tenha chegado e dado por sua falta.
Ela se torna cúmplice de Ogro em seus crimes, participando ativamente dos sequestros, tudo em troca de coisas normais, como liberdade, comidas gostosas e uma cama para dormir. O livro não acaba de uma maneira feliz ou aliviadora, apenas mantém a linha macabra do começo.
Ao decorrer do livro, algumas de suas vítimas escapam e isso dá um ar de esperança no livro, pois faz com que nós achemos que Ogro será pego em breve, porém, a única coisa que não temos que ter nesse livro é esperança, pois ela já morreu no início do livro.
PS: a Dark Side sempre com uma arte incrível, julgando pela capa, nem parece que se trata de um livro tão macabro e incômodo.
PS: a história de Laura, personagem fictícia, foi baseada em relatos reais, todos encontrados nas notas finais do livro.


Comentários
Postar um comentário