O peso do pássaro morto

a morte é algo inevitável. a luto é algo que dói. a vida não é para armadores.

o livro do pássaro vai contar a história de uma mulher dos seus 8 anos de idade até os 52. a vida dela é composta de perdas, é duro e necessário, cru e amargo. aos 8 anos ela perde a melhor amiga dela e não sabe, inicialmente, o que é morrer.

morrer é o bife, morrer é não poder fazer mais nada com a própria carne, parafraseando uma frase da mãe dela.

com 17 anos ela é estuprada pelo seu ex-namorado de escola. as coisas acontecem rápido e é tão doloroso, infinitamente doloroso.

ela está em um show com uma amiga, lá elas conhecem um cara e decidem dar um beijo triplo e isso é fotografado. no dia seguinte é espalhado pela escola para todos verem e o namorado dela fica infinitamente chateado e em uma atitude criminosa decide estuprá-la, decide destruir a vida dela da forma mais vil possível.

do estupro nasce um filho cujo nome é Lucas. quando ela vê o rosto do filho consegue visualizar com clareza a violência que sofreu, esse é um dos motivos que ela não consegue estabelecer um vínculo afetivo com o filho

"foi mulher pra fazer vai ser mulher pra criar"

ela é mãe solteira e jamais denunciou o estupro e é muito importante não julgá-la por isso, pois, se hoje em dia a sociedade ainda duvida da palavra de uma mulher que se diz violentada imagina na época em que o livro se passa.

o único vínculo verdadeiro que ela consegue estabelecer é entre um cachorro de rua que ela leva para casa e o alimenta.

durante os anos ela perde literalmente o vínculo com o filho, que vai morar na Itália com a esposa. ele abandona a mãe.

ela se muda para uma casa com um aspecto abandonado e os únicos itens de valor são um vinil e o jardim que ela cultiva com muito carinho ao lado de Vento, o cachorrinho que viveu mais de 10 anos com ela. ela vai a feira e não faz mais ligações para o filho, que aliás não se importa com isso.

"perder um vínculo por simplesmente não falar mais com a pessoa é melhor do que perder o vínculo por conta da morte" parafraseando a frase do livro.

no final o Vento morre. e com ela a vontade de viver da personagem, que já era quase nula, se dissolve. ela morre abandonada, engasgada com o próprio vômito e é sepultada sem os prantos do filho, apenas seu chefe chora copiosamente sua morte, o que abre brecha pra teoria de que ele fosse apaixonado por ela ou apenas tivesse um vínculo forte, apesar de a relação deles ser só empregatícia. em fim, um livro pesado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Diário de Uma Escrava

Resenha de Minha Sombria Vanessa, Kate Elizabeth Russell.